Pesquisar este blog

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Tecnicamente Falando! Linux Hardware

Wireless Keyboard and Mouse compatível com Ubuntu 10.04

Recentemente comprei um kit teclado + mouse s/ fio. Super simples e barato.
Comprei on-line no Balão da Informática, confiável, parcela com vários tipos de cartão e entrega até mesmo antes do prazo. Só a descrição dos produtos no site que deixa a desejar.
A marca do produto é C3 tech, muitos dirão que é porcaria, eu digo que é "barataria" o tipo de produto que atende as expectativas e vai durar talvez 2 anos. Sou sempre consciente das minhas compras para saber se é boa a relação custo benefício.
Modelo K-w600 BK - minha maior preocupação era saber se funcionaria no Linux Ubuntu 10.04
E para minha surpresa funcionou perfeitamente. Bastou plugar o receptor (semelhante a um pendrive de 5 cm) na USB mexer o mouse e tudo estava funcionando. Uma bateria AA alimenta o mouse outra alimenta o teclado, não possuem nada alem do básico. Mouse dois botões e scroller, teclado 104 teclas modelo ABNT2 sem nenhum LED, nem mesmo os indicativos de CAPS, Num Lock e Scroll Lock (isso é para poupar bateria).
Frequência de 2.4Ghz não interferiu com nenhum outro dispositivo da casa como telefone ou impressora (ambos Wifi). O design preto com letras brancas da um charme extra ao conjunto.
Meu único problema foi configurar o laptop , um dell latitude trazido da Europa UK, para trabalhar com o layout Brazil -- > ABNT2.
Como o idioma do sistema esta em inglês eu não tinha a opção de layout ABNT2, mesmo depois de instalar alguns pacotes e suar a camisa nada foi resolvido.
Mudei o idioma do sistema para Português Brasil e alterei novamente teclado para Brasil e modelo de teclado para Genérico --> PC Genérico de 104 Teclas. Apliquei ao sistema todo, reiniciei a maquina.
Bingo ... tudo funcionando como manda o figurino.
Talvez mesmo sem mudar o idioma do sistema para Português Brasil eu conseguisse que o layout de teclado generic --> PC generic 104 keys funciona-se com o esperado ABNT2. Talvez eu teste isso mudando o idioma do sistema para inglês novamente.

Resumo:
Na verdade tudo isso é muito simples e intuitivo, a ideia aqui é passar às pessoas que são usuárias de Linux Ubuntu 10.04 que existe um ótimo produto no mercado para atender as expectativas em se tratando de teclado e mouse s/ fio. E também que a configuração é bastante simples, toda realizada através da interface gráfica do sistema clicando nos menus apropriados de configuração de teclado. Outro ponto importante é lembrar que tratando-se de teclado ABNT2 o modelo PC genérico 104 teclas é totalmente compatível. Por isso instale, insista, reinicie a maquina e teste.

Mais detalhes no meu post no fórum do Ubuntu.
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,69948.0.html

Nenhum comentário: